quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Bem-te-vi





























O bem-te-vi é talvez o pássaro mais popular deste país. É conhecido em toda parte por seu canto, pelo anúnicio frequente de seu nome e por sua coloração amarela viva na barriga, garganta e alto da cabeça. Tem uma listra branca que circunda inteiramente a cabeça e seu bico é forte.

Pode ser encontrado em uma enorme variedade de habitats, como campos de cultura, cidade, pomares, orla de mates e em ambientes aquáticos, tais como margens de lagoas, córregos, e rios, onde tem aprendido a capturar peixes que são acrescentados a sua dieta de insetos, anfíbios, etc.

Constrói um ninho esférico, com entrada lateral na parte superior, na forquilha de um galho, sendo bem cuidado e feito de diversos vegetais secos. A postura consta, em geral, de quatro ovos brancos e alongados. É social e vive em pequenos grupos. O barulhento bem -te-vi é comum em todas as regiões brasileiras.


O Bem-te-vi se alimenta de insetos mas também não dispensa frutas e flores de um jardim. Ovos de outros passarinhos, minhocas e até outros bichos, como a cobra, também fazem parte do cardápio deste pássaro. Mede 23 cm, em média.

O seu nome popular é onomatopaico, ou seja, ele emite um chamado, no mínimo, curioso, dando a impressão de cantar o próprio nome "bem-te-vi, bem-te-vi" . Seu canto pode ser ouvido durante o ano todo, quase todos os dias.

Gosta de chamar a atenção cantando e se empuleirando nas antenas das casas e nos telhados. Enquanto ele canta, todos os outros pássaros ficam em silêncio. Costuma capturar peixinhos na beira dos rios e lagos de pouca profundidade e banhar-se nos tanques e chafarizes das praças.

O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas, freqüentemente com capim. Este pássaro defende o seu ninho vigorosamente e se alguma outra ave chegar por perto, ele será agressivo e briguento.

O Bem-te-vi habita regiões mais abertas, do estado americano Texas até a Argentina. Isto facilitou a sua adaptação a ambientes urbanos e desmatados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário