sábado, 20 de setembro de 2008

Gralha azul




















GRALHA-AZUL (Cyanocorax caeruleus)

A Gralha-azul é um membro da família dos Corvídeos, que são aves com ampla distribuição geográfica, que ocorrem principalmente em regiões de clima temperado. No Brasil, esta espécie é encontrada na área que atinge do Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul.

É uma ave de médio porte (39 cm de comprimento) e de aspecto robusto. O corpo tem coloração azul reluzente; a cabeça, a garganta e o peito são negros, com as penas da fronte arrepiadas. Seus olhos são escuros. A coloração da plumagem é semelhante, tanto na fêmea como no macho.

Habitante de florestas, ocorre principalmente nas áreas de floresta com araucária. No Estado do Paraná, a Gralha-azul é oficialmente reconhecida como ave-símbolo, por intermédio da Lei nro. 7957, de novembro de 1984.

Embora cientificamente não comprovado, muitas pessoas acreditam que a Gralha-azul "planta o pinhão" (semente do pinheiro). Na verdade, esta ave é considerada um agente dispersor em potencial das sementes do pinheiro. Durante a atividade de alimentação as gralhas transportam o pinhão de uma árvore para a outra, deixando muitas vezes cair a semente ao chão, a qual penetra no solo devido ao impacto da queda, vindo a germinar postenormente.

Entretanto, esta espécie de ave não é totalmente dependente das matas de araucária, apesar de suas relações com o pinheiro. Sua área de distribuição abrange também os domínios da Floresta Atlântica.

Apesar de facilmente encontrada em sua área de ocorrência, a Gralha-azul leva hoje o status de vulnerável, principalmente devido à destruição de seu habitat natural. No Estado do Paraná, sua principal área de ocorrência atual, restam, hoje, cerca de 3% de sua cobertura vegetacional original, reduzindo drasticamente as populações de Gralha-azul.

ROBERTO BÓÇON Biólogo - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMAPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário