quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pintassilgo

Nome comum: Pintassilgo

Nome Científico: Carduelis Carduelis

Nome em inglês: European Goldfinch

O pintassilgo é uma ave inconfundivel. Possui uma coroa vermelha, branca e preta. A parte superior do corpo é castanha, mas com as asas pretas e amarelo brilhante. Tem a garganta vermelha, o abdómen branco e o peito castanho-claro. Alimenta-se sobretudo de sementes, selvagens ou cultivadas. O seu periodo de nidificação situa-se entre Abril e Maio, e em cada uma das posturas (normalmente duas) põe entre quatro e sete ovos azuis com manchas escuras, incubados pela fêmea durante 13/15 dias. Distribui-se pela Europa, Ásia Central e Ocidental e África Setentrional. Mede entre 12 e 15 cm e pesa aproximadamente 20g. Não é facil detectar as diferenças entre os dois sexos, embora os machos possuam um bico mais longo e a coroa vermelha mais prolongada. Tanto os machos como as fémeas são bons cantores.


Construtor de ninhos retardatários

No início da primavera, os pintassilgos voltam a seu lugar de origem para construir os ninhos e apresentam um belo espetáculo. O macho é um lindo passarinho, com o peito coberto por um colete de amarelo-limão. As asas e a cauda são pretas, marcadas de branco. A cabeça tem um "chapéu" bem preto. A fêmea não é tão bonita: tem coloração amarelo-pálida embaixo e as partes de cima são amarelo-oliva, com riscas marrons.

Os pintassilgos começam a fazer seus ninhos muito tarde e a construção pode avançar até o verão. Os ninhos são feitos de grama, casca de árvores e talos e forrados com penugem. Em geral são construídos perto do chão, numa forquilha de um arbusto ou árvore. Os ovos são de cor azul-pálida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário